Programa Nossa Conduta

A Cooperativa Agrária, visando a melhoria contínua, o engajamento com seu Propósito Estratégico e em consonância com as melhores práticas demandadas atualmente pelo mercado, sobretudo à Lei 12.846/2013 – Lei Anticorrupção, criou seu Programa de Compliance Anticorrupção, este, internamente divulgado como Programa Nossa Conduta que baliza o comportamento dos nossos colaboradores.

Representação gráfica do Programa de Integridade Agrária

X Comprometimento da Alta Direção:

O comprometimento da Alta Direção é indispensável para que a conscientização da necessidade de se adequar às normas seja difundida por toda a empresa tornando o conceito permeável em todos os setores, pelo exemplo, fazendo crescer entre colaboradores e terceiros o apreço pela conduta ética.
X Mapeamento de Riscos:

Mapear os processos de negócio e identificar quais deles possuem vulnerabilidades que podem expor a Cooperativa a riscos. Avaliar os controles existentes buscando comprovar a eficácia na mitigação do risco das atividades críticas.
Com base nos riscos identificados, serão desenvolvidas e/ou revisadas regras, políticas e procedimentos para prevenir, detectar e reduzir a probabilidade de ocorrência de atos indesejados assim como seus impactos.
X Políticas e procedimentos:

As regras, políticas e procedimentos devem ter fundamento nos riscos identificados, ser de fácil compreensão e aplicação na rotina de trabalho da Agrária.
Destacamos que a Agrária já possui documentos,em forma de política, norma ou Código de Conduta,que determinam quais procedimentos devem ser seguidos em diferentes situações.
X Plano de Comunicação:

Todas as pessoas ligadas à Cooperativa devem saber quais atitudes esperamos na realização das nossas atividades, para isso é essencial estar ciente dos princípios e das políticas relacionadas à compliance nos negócios, e principalmente, aplicá-los no dia-a-dia.
X Grade de treinamento:

Os treinamentos devem ser constantes, sendo muitos deles direcionados de acordo com a exposição de risco da área pelas categorias de relatos recebidos através do Canal de Conduta.
X Canal de Conduta:

Uma das principais ferramentas que em conjunto com o Código de Conduta potencializam a efetividade do Programa de Compliance. Os Canais de Denúncias é a maneira pelas quais os cooperados, colaboradores, fornecedores e clientes, podem informar à Cooperativa quando identificarem que alguém avançou o sinal vermelho e ultrapassou os limites estabelecidos pela Cooperativa. Estes canais encurtam a distância entre a alta administração e demais áreas da Agrária e também com o público externo.
X Investigação e monitoramento:

Monitorar os registros de entrada processamento e investigação das denúncias, mantendo diagnóstico atualizado sobre os temas, as áreas e as funções mais vulneráveis na empresa.
Agraria Cooperativa Agrária Agroindustrial (42) 3625-8000 saca@agraria.com.br