notícias

19/10/2018 Festa da Cevada e WinterShow promovem sete dias de intensa programação

Foram dias de intenso relacionamento comercial, intercâmbio cultural e fortalecimento institucional. E também de comemorações históricas. Por meio da programação da Festa da Cevada e do WinterShow, dois dos seus principais eventos anuais, a Cooperativa Agrária abriu as portas a parceiros vinculados às suas diversas áreas de atuação.

A semana de atividades teve início no último dia 11, com atividades alusivas à comemoração de 30 anos da assinatura do ato que tornou coirmãs as cidades de Rastatt, na Alemanha, e Guarapuava/Entre Rios. Na ocasião, encontrara-se no Paço Municipal o prefeito da cidade alemã, Hans Jürgen Pütsch o presidente da Agrária, Jorge Karl, e o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, para reforçar a assinatura do termo, datada de 3 de junho de 2018.



Um almoço tipicamente brasileiro, realizado no Parque Recreativo da Jordãozinho, em 13 de outubro, simbolizou a retribuição às festividades de 30 anos realizadas pela administração de Rastatt, na Alemanha, em junho deste ano. O presidente da Agrária recepcionou Pütsch e, além da troca de presentes, houve a entrega oficial de placas alusivas às três décadas de uma parceria que intensificou o relacionamento sociocultural entre alemãs, suábios e brasileiros.

Festa da Cevada 2018


Iniciada com culto ecumênico, no dia 11, a programação da Festa da Cevada 2018, seguiu com o lançamento da exposição fotográfica “Com um sonho na mala”, que continua em exibição no Museu Histórico de Entre Rios. 


Já Programa Cultural, também desenvolvido pela Fundação Cultural Suábio-Brasileira (FCSB), lotou o Centro Cultural Mathias Leh no dia 12, com a temática “Uma viagem pelo Rio Danúbio”. Na sequência, ocorreu a abertura do primeiro barril de chope, com a presença de Karl e de Pütsch e dos “Obmänner”, os prefeitos das cinco colônias de Entre Rios. Todo o público foi convidado então a apreciar bebidas e pratos tipicamente suábios durante o Festival Gastronômico, nos corredores do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina – que completou 50 anos no dia seguinte, 13 de outubro (as comemorações oficiais serão realizadas no próximo dia 27 de outubro).


A tradicional Peixada com Baile Suábio reuniu cerca de 1200 pessoas no Vittace Centro de Eventos, em Guarapuava. Além da anchova assada em fogo de chão, o evento contou com apresentações dos grupos da FCSB e das bandas C-Dur-Trio e Original Donauschwaben Musikanten.

 A programação se encerrou no domingo, dia 14, com almoço promovido pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Colônia Cachoeira, no Colégio Imperatriz. Os visitantes apreciaram o gulasch, prato típico, e estrogonofe.

15º WinterShow


Entre os dias 16 e 18 de outubro, foi a vez de recepcionar cerca de 2500 pessoas em três dias de WinterShow, que chegou em 2018 à sua 15ª edição no atual formato. O mal tempo, contudo, impediu que duas atrações viessem a ser realizadas: a dinâmica de máquinas e o desafio de tratores, uma das inovações da programação.

Por outro lado, as sete rodadas de palestras simultâneas dos pesquisadores da FAPA foram novamente responsáveis pela difusão de conhecimento técnico-científico ao longo do maior evento relativo a cereais de inverno do país.

Três palestrantes convidados, por sua vez, lotaram o pavilhão central ao debater novas visões e contextualizarem cooperados e o público em geral acerca de temáticas, como: o mercado do trigo, com o consultor Roberto Sândoli Júnior, da FCStone; a conjuntura agropecuária, por Alexandre Mendonça de Barros Filho, da MB Agro; e a palestra motivacional “Construindo a melhor versão do futuro”, de Carlos Hilsdorf.


Paralelamente, o WinterShow recepcionou clientes e parceiros para o III Workshop Qualidade de Farinha, promovido pela Agrária Farinhas e IREKS do Brasil.

Nesta edição, a chuva se fez presente nos três dias de evento, com especial intensidade na última quinta-feira, 18, provocando o cancelamento de toda a  programação prevista para o período da tarde. A medida foi tomada por questões de segurança, já que foram registradas rajadas de vento acima de 60 km/h e ocorrência frequente de raios.

O WinterShow contou com patrocínios da Caixa Econômica Federal, ORO AGRI, Banco do Brasil,  Sicredi, QSL, Sindicato Rural de Guarapuava e Terra Rica.


Agraria Cooperativa Agrária Agroindustrial (42) 3625-8000 saca@agraria.com.br