notícias

12/01/2018 Notas do Enem ratificam: Colégio Imperatriz continua sendo a melhor escola particular de Guarapuava

Pela quarta vez nos últimos cinco anos, o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina (CI) aparece como a melhor escola particular da região do município de Guarapuava. Os dados se referem aos resultados do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado em 2016 e divulgados em 28 de novembro de 2017. Ainda que o Ministério da Educação (MEC) não divulgue mais o ranking, empresas de consultorias e de ensino, assim como o Sistema Poliedro, realizaram rigorosos levantamentos a partir dos microdados do exame e constataram a manutenção da hegemonia.

Mais do que isso: com média de 635,35 pontos, sem considerar a redação (ou seja, da mesma forma como era composto o ranking do MEC), o CI aparece como 7ª melhor colégio particular do Paraná – com a redação, o colégio chega à 6ª posição entre particulares e 8º, computando-se todas as instituições. “O ENEM é uma avaliação muito importante no âmbito educacional brasileiro, visto que avalia de uma forma muito completa as habilidades e competências exigidas para uma boa formação”, destacou a diretora educacional do Imperatriz, Josiane Richter.

Em âmbito nacional, o Colégio Imperatriz aparece na 356ª posição, figurando entre os 1,53% mais bem colocadas escolas brasileiras – em 2015, estava em 654ª posição, com 616 pontos (sem a redação) e 21ª posição entre as particulares do Paraná. Por sinal, desde 2012, apenas no exame de 2014 o Colégio Imperatriz não esteve na primeira colocação das melhores instituições de ensino da região de Guarapuava – ainda assim, ocupou um consistente 4º lugar. “O desempenho do CI, consolidando-se sempre entre as melhores instituições da região, é resultado da carga horária ampliada, com foco no conhecimento, bem como do empenho dos alunos e da seriedade das aulas de qualidade oferecidas na instituição”, enalteceu Josiane.

Ela também destacou a importância do sistema de ensino. “Com um material didático denso, é necessário que o aluno, além de frequentar as aulas, tenha autonomia para aprofundar o seu estudo em casa. É dessa forma que o CI está formando alunos responsáveis e cientes de seu processo de aprendizagem, ou seja, líderes para a sociedade”, finalizou a diretora.

Em ações de comunicação expostas em Entre Rios e na cidade de Guarapuava, o Colégio Imperatriz parabeniza alunos e professores: “Ser o melhor significa ter os melhores”, resume a mensagem.


Agraria Cooperativa Agrária Agroindustrial (42) 3625-8000 saca@agraria.com.br