notícias

09/04/2018 Laboratório Central da Agrária torna-se único da América Latina acreditado na ISO/IEC 17043

Mais um atestado de qualidade foi conquistado pelo Laboratório Central da Cooperativa Agrária, na última semana. Após quatro anos de dedicação, a equipe recebeu o comunicado oficial: o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, por meio do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), acreditou o Laboratório Central como provedor do Programa de Ensaio de Proficiência (PEP), de acordo com critérios da norma ABNT NBR ISO/IEC 17043, matriz Farinha de Trigo.

Significa dizer que o Laboratório Central da Agrária tornou-se o único organismo da América Latina apto a avaliar outros laboratórios nacionais e internacionais na matriz farinha de trigo. O Programa PEP Agrária é desenvolvido pelo seu laboratório desde 2008.

“Existia a demanda, por parte de empresas do segmento, em mensurar a exatidão dos resultados de qualidade”, explicou a coordenadora do Laboratório Central, Marcia Arruda. “Com o reconhecimento do INMETRO, o nosso laboratório torna-se referência por promover comparativos interlaboratoriais”, acrescentou.

Na prática, o Programa permite avaliar continuamente o trabalho dos laboratórios, através dos resultados dos ensaios obtidos. “Com esse resultado, conseguimos verificar desvios de análises, calibração de equipamento ou a melhoria contínua do próprio laboratório. Isso agrega muito, tanto aos participantes, em relação aos seus ensaios, quanto para a Agrária, que eleva sua própria criticidade, além de ser conhecida e reconhecida em todo o país”, detalhou a analista responsável pelo programa, Beatriz Reis.


Agraria Cooperativa Agrária Agroindustrial (42) 3625-8000 saca@agraria.com.br