notícias

11/05/2018 Agrária 67 anos: enaltecimento à história

No dia 12 de maio de 1950, a comissão colonizadora liderada pelo engenheiro Michael Moor participou de reunião extraordinária que se demonstrou decisiva para a fundação de Entre Rios e da Cooperativa Agrária. Acompanhado pelo jurista Janos Vayda e pelo seu futuro sucessor René Bertholet, Moor viu a responsabilidade pelo seu projeto de colonização assumida pela Ajuda Suíça para a Europa.

Era o passo que faltava para tirar sua ambição de criar nova pátria para os Suábios do Danúbio exilados na Áustria, em decorrência da Segunda Guerra Mundial. Com a anuência do governo federal, cerca de 500 famílias receberam sinal verde para se inscreverem no mais bem sucedido projeto de imigração dos suábios do pós-guerra.

Em abril de 1951, após expedições por diversas cidades no Centro-Oeste e no Sul do Brasil, Moor e companhia bateram o martelo: o projeto seria implantado em Entre Rios, no interior do Paraná. O resultado foi a fundação da então Cooperativa Agrária LTDA no dia 5 de maio de 1951, um sábado, assim como ocorreu no 67º aniversário.

A fim de honrar essa história, os pioneiros que a escreveram com suas biografias e homenagear todos os cooperados, a Agrária comemorou seu último aniversário com jantar especial de degustação de carnes com harmonização de cervejas. O evento foi realizado no ginásio esportivo do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina.

“É preciso olhar para o passado, entender a história, para então superar nossos desafios”, destacou o diretor presidente Jorge Karl, durante seu discurso de enaltecimento dos 67 anos da Agrária. “Os desafios que nossos antepassados, nossos pioneiros foram muito maiores do que vivenciamos hoje. A nossa história realmente vale a pena ser conhecida, graças ao fruto do trabalho de mais de 600 cooperados, mais de 1600 colaboradores”, acrescentou.

O evento contou ainda com a harmonização musical realizada pelo grupo “Die Braububen”, que entoaram músicas tipicamente alemãs e suábias.

 

 


Agraria Cooperativa Agrária Agroindustrial (42) 3625-8000 saca@agraria.com.br