notícias

03/09/2018 FCSB lança gibi sobre tradições suábias durante Primavera dos Museus 2018

Com a proximidade do fim do inverno, floresce não só uma nova estação, mas também o espírito de incentivo à leitura e à imaginação, promovido nacionalmente pela 12ª Primavera dos Museus da ABRAM (Instituto Brasileiro de Museus). A Fundação Cultural Suábio-Brasileira (FCSB) participa novamente da iniciativa por meio de uma ação social, em parceria com a empresa Guarios, ao aproximar cerca de 2.100 estudantes das instituições de ensino de Entre Rios da história e cultura dos Suábios do Danúbio.

A programação local se estende de 18 a 21 de setembro e terá como principal atração o lançamento da revista em quadrinhos “Suábios do Danúbio – Tradições” – o segundo da série lançada pela FCSB. Durante as manhãs e tardes do evento, alunos de todas as faixas etárias assistirão encenações sobre a cultura suábia, bem como apresentações de diversos grupos culturais.

“Adaptamos a programação à faixa etária de cada público. Para estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, haverá apresentações do grupo de dança infantil, por exemplo”, observou o historiador do Museu Histórico de Entre Rios, Roberto Essert.

São esperadas aproximadamente 2.300 pessoas ao longo de quatro dias, incluindo alunos, professores e diretores das seguintes instituições de ensino: Escola Municipal Princesa Isabel, Escola Municipal Francisco Peixoto Lacerda Werneck, Colégio Estadual Dom Pedro I e do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina.

“A parceria com a empresa Guarios oportunizará o deslocamento dos alunos até o Centro Cultural Mathias Leh”, frisou a gerente sociocultural, Viviane Schüssler. Cada aluno receberá um exemplar do gibi colorido, do qual foram destacados cinco temas que comporão as apresentações e encenações.

GIBI

Os visitantes do Museu Histórico de Entre Rios, entre os dias 1º e 29 de setembro, também receberão um exemplar da revista em quadrinhos “Suábios do Danúbio – Tradições”. Ao longo de 32 páginas, os leitores conhecem detalhes sobre a cultura dos suábios em Entre Rios, bem como a preservação das tradições ao longo dos últimos 67 anos.

Mas quais eram e como se celebravam esses costumes? Como essas tradições obtiveram êxito em desabrochar em Entre Rios, mesmo em períodos quase sem partituras e instrumentos para os músicos, trajes esvoaçantes para os dançarinos e palcos – que não fossem improvisados – para os atores de teatro?

É o que nos contam as divertidas, criativas e coloridas páginas do gibi. Ao cumprir novamente sua função primordial, a Fundação Cultural Suábio-Brasileira não só preserva, mas promove e difunde dezenas de tradições que encontram vida nos costumes do seu povo.

“Suábios do Danúbio: Tradições” esclarece, informa e reforça, por meio do conceito lúdico das histórias em quadrinho, os meandros do comportamento social suábio, já tão enraizado em terras brasileiras, sem perder sua essência original. Em suma, trata-se do poder aglutinador das tradições vivenciadas muito antes de Entre Rios existir, e que ainda hoje tornam essa colonização tão singular.


Agraria Cooperativa Agrária Agroindustrial (42) 3625-8000 saca@agraria.com.br